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Dicas e-mail marketing Marketing Digital Passo a Passo

Como criar uma lista de e-mail

Como criar uma lista de e-mail

Neste artigo você vai aprender como criar uma lista de e-mail.

Preparei um passo a passo para você seguir e começar a criar sua lista de e-mail ainda hoje!

Vou usar uma das ferramenta que atualmente utilizo em meus projetos, claro que existem dezenas de outras boas ferramentas mas vou focar nessa que é a que mais utilizo.

Vamos ao passo a passo de como criar uma lista de e-mail. 😀

1. Serviço de e-mail

Para você ter uma lista de e-mail, você vai precisar ter uma ferramenta para gerenciar os e-mails e gerencias os envios e campanhas.

Você até poderia usar seu e-mail pessoal (geralmente os mais usado por exemplo, Gmail, Hotmail…) mas tem vários recursos que somente um serviço de e-mail focados em gerenciamento de listas de e-mail vão ter.

O primeiro deles é o gerenciamento, gerenciar uma lista de e-mail direto no seu e-mail pessoal será um grande problema, já no serviço de e-mail  isso é bem mais tranquilo.

Outro recurso que você só vai encontrar nos serviços de e-mail é o envio das campanhas, você em poucos cliques pode enviar e-mails em massa para toda sua lista, ou segmentar sua lista em várias outras listas ou colocando tags em seus e-mails (leads).

Falando leads, se você não sabe o que é um lead, nada mais é que um cadastro na sua lista de possíveis clientes. Em vez de falar e-mail falamos lead.

Se você quer criar uma lista da maneira correta, profissional e principalmente se você vai fazer disso um ativo para falar com clientes ou tentar converter leads em clientes, use um serviço de e-mail.

Neste passo a passo vamos usar o Active Campaign, como falei anteriormente, existem dezenas de outros muito bons, este eu uso atualmente e esto passo a passo vamos utilizar ele.

2. Criando uma conta no serviço de e-mail

Bom, agora que você já sabe da importância de usar um serviço de e-mail vamos criar o cadastro, no caso do Active Campaign, temos a opção de conta gratuita por um determinado número de e-mails (leads).

Clique neste link e vá até a página de cadastro.

Você deve ver uma página como esta:

tela de cadastro active campaign

Preencha com seu nome ou nome da sua empresa e e-mail e clique em “Try it for free”.

Aguarde alguns segundos para o sistema criar sua conta.

Logo após isso você vai precisar criar sua senha e preencher alguns campos básico que eles pedem:

como criar uma lista de e-mail - campos para cadastro

Os dois primeiros campos são de senha, informe uma para fazer o login depois.
Depois temos o “What are you interested in?”, aqui você preenche qual o motivo de usar a ferramenta, no meu caso coloquei “Email Marketing e Marketing Automation”.

Do lado temos o campo “What are you looking to solve?” que basicamente significa, o que você quer resolver? Eu coloquei aqui por exemplo que quero converter meus leads em clientes.

Depois ele pergunta quantos contatos você tem, selecione baseado na sua lista se você tiver, se não tiver coloca a primeira opção que é menos de 2500.

E no final eles querem saber como você quer ser ajudado, eu coloquei “self service”.

Depois disso sua conta vai estar pronta!

 

3. Recursos básicos e dashboard

Antes de partimos para os recursos básicos e aprender como criar sua lista de e-mail, vamos trocar o idioma para português caso o seu ainda não esteja.

Primeiro clique no seu nome no canto superior direito e depois em “My Settings” como na imagem abaixo:

alterando o idioma
Agora desça na página que carregou e altere o idioma para português:

como criar uma lista de e-mail, trocando o idioma do activecampaignAgora desça mais um pouco e clique em “Save Settings”.

Pronto! Agora está em português!

Agora vamos voltar para a dashboard (página inicial da ferramenta), clique no logo do Active Campaign no canto esquerdo no topo da página:

voltando para dashboard do active campaign

 

Agora voltamos para a página inicial da ferramenta.

explicação da dahsboard

Aqui ele mostra várias informações de exemplo, de como sua dashboard vai ficar com o tempo.

No canto direito temos informações das atividades recentes dos seus leads, sejam novos cadastros que aconteceram, ou leads que abriram algum e-mail que você enviou ou se clicaram em algum link por exemplo.

Depois ao lado temos notícias da ferramenta, tendências de contatos que mostra uma linha baseada no seu progresso ao criar sua lista de e-mail. Mais ao lado temos “Todos os contatos” que mostra o número total de leads que você tem.

Mais abaixo temos as campanhas que exibe as campanhas que você já enviou, depois “Automações”.

Este é um recurso mais avançado que não vou aprofundar aqui, mas basicamente serve para você criar e-mails automatizados para seus leads.

Depois você tem “Gerenciar modelos” que são templates de e-mails para você usar.

E mais abaixo ainda temos os principais contatos baseado no filtro que você selecionar, depois as “Piperlines” que no momento também não é interessante para nós e ao lado as “Tasks”que são tarefas que você pode cadastrar, eu utilizo uma outra ferramenta então não uso aí dentro.

Você pode remover as informações que não achar interessantes dessa tela, basta passar o mouse por cima das informações que não quer, irá aparecer um X, basta clicar no x que ela será removida.

Lá encima temos alguns atalhos como criar uma lista, importar contatos e no canto direito temos “Criar Nova Campanha”:

atalhos dashboard

E a barra principal que tem contatos, campanhas, automações, negócios, listas, formulários e relatórios.

Você vai usar com maior frequência, campanhas, listas, formulários e relatórios.

 

4. Criando sua primeira lista

Agora vamos criar sua primeira lista no Active Campaign, clique em “Criar uma lista” no atalho na sua dashboard.

Agora vamos precisar preencher algumas informações da nossa lista:

Nomeie sua lista: aqui você vai dar um nome para você identificar sua lista, por exemplo cadastros do blog.

Qual é o endereço da sua empresa ou organização?: Aqui você precisa preencher com nome da sua empresa ou se ainda não tem, com seu nome mesmo e em seguida colocar o endereço se for empresa da empresa, se não for, do seu endereço pessoal.

Qual a URL do website para esta lista?: Aqui você precisa colocar a url do seu site, blog ou onde vai capturar os e-mails.

Lembre seus contatos por que estão nesta lista e por que estão recebendo seus e-mails:
Neste campo você vai descrever para seus leads quando receberem seu e-mail, por que estão recebendo e-e-mails seus, por exemplo “Você está recebendo este e-mail pois se cadastrou em meu blog”.

Depois de preencher tudo clique em “Criar Lista”, você vai ser direcionado para as listas que você criou.

Legal, agora você já tem uma lista de e-mail criada!

5. Capturando e-mails

O próximo passo é começar a capturar os e-mails ou os leads.

Para isso precisamos de um formulário de captura, que é onde os visitantes do seu site ou blog vão cadastrar o e-mail.

Clique em “Formulário” no menu principal:

criando um formulario- como criar uma lista de e-mail

 

Agora você verá um GIF mostrando como criar um formulário, clique em “Crie Um Novo Formulário”:

criando um formulário

 

Você verá uma tela para criar o seu primeiro formulário.
O primeiro campo é o “Nome”, informe um nome para o seu formulário, afim de identificá-lo futuramente.

Depois você terá a opção de escolher o tipo de formulário, deixe por padrão o “Inline Form”.

A outra opção é escolher uma ação para seu formulário, nesse caso vamos deixar o padrão que é “Ação” que é inscrever a lista que no meu caso aqui é “Cadastros Blog” que foi o nome que dei a minha lista, aí pra você vai aparecer o nome que você deu para sua lista.

Quando você criar outras listas e for criar outro formulário, vai precisar especificar qual lista o formulário que está criando vai cadastrs os e-mails, fique atento a isso.

Veja o exemplo:

Exemplo de formulário

Depois clique em “Criar”.

Agora você terá a opção de customizar o formulário, não vou me aprofundar nesta etapa, aqui eu sugiro que você num primeiro momento evite mudar muito, o principal aqui é você começar a capturar leads, certo?

Geralmente eu deixo apenas o campo e-mail para cadastro, mas isso depende de cada estratégia.
Vamos deixar com nome para facilitar.

Agora clique lá no topo, no canto direito, em “Integrate”:

integrando o formulário

Depois de clicar em “Integrate” você vai ver várias opções de integrar o seu formulário com seu site ou blog ou até mesmo com seu Facebook.

A primeira opção é o HTML que é um código para você inserir diretamente no seu site. Nesta etapa vai depender de como você quer capturar os e-mails. Tem várias opções aqui.

Vamos na mais simples, clique na segunda aba “Link”, você verá um link que é o link direto do seu formulário, copie o link e cole no seu navegador, verá algo parecido como na imagem abaixo:

link direto para o formulário

Nesse caso a página vai estar em inglês, você pode voltar, editar o formulário clicando nos textos e deixar personalizado de acordo com sua necessidade.

editando o formulário

Depois de fazer as alterações, clique novamente em “Integrate”.

Se você manja um pouco de como usar o código HTML pra por em seu site, faça isso, copie e cole o código.

Se você usa WordPress você pode usar o plugin oficial do Active Campaign, clicando na aba WordPress.

Ou você pode copiar e colar o código HTML direto no seu site mesmo, mas você precisa entender um pouco pra fazer isso.

Depois que finalizar, clique em “Salvar & Sair”.

Sugiro que depois de integrar o formulário, coloque seu nome e e-mail e teste se caiu direitinho na sua lista.

Basta preencher como se fosse um visitante. Depois clique em “Listas” no menu principal e confira se apareceu seu e-mail lá:

 

total de contatos da sua lista

Na imagem onde aparece 0 precisa mostrar pelo menos um contato.
Não esqueça de atualizar esta  página caso tenha feito o cadastro depois de abri-lá.

6. Próximos passos

Resumindo, para aprender como criar uma lista de e-mail, você precisa criar a conta no serviço de e-mail, neste caso usei o Active Campaign, depois criar sua lista e em seguida o formulário para começar a capturar os leads.

Se você estiver um pouco confuso, fique tranquilo que aos poucos você vai aprendendo, o importante é por a mão na massa e executar, só assim você vai aprender.

Depois de fazer todos os passos anteriores agora é hora de capturar os leads. Coloque o formulário de captura em lugares estratégicos em seu site ou blog.

Você pode criar uma recompensa digital e dar um “presente” para os seus visitantes em troca do cadastro deles. Eu gravei um vídeo ensinando um pouco mais sobre recompensa digital neste link você pode conferir.

Agora você tem tudo que precisa e já sabe como criar uma lista de e-mail.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

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