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5 Dicas de Marketing para Salão de Beleza

5 Dicas de Marketing para Salão de Beleza

Você está procurando uma forma de fazer marketing para salão de beleza?

Se sim, você chegou ao lugar certo, eu reuni 5 formas valiosas de fazer marketing para salão de beleza.
A maioria das formas é através do marketing digital e acredite, essas formas podem dar grandes resultados para seu salão!

Todos nós sabemos que não tem mais volta e que o online já não é mais futuro, é presente e cada vez mais as suas clientes estarão na internet. E você, já está lá?

Se você já usa alguma dessas formas, ótimo, você pode começar outras se não usa nenhuma, é a hora de começar!

Vamos a elas!

Maneiras de fazer Marketing para salão de beleza

1. Facebook

Facebook é a maior rede social do mundo, por dia conecta milhões de clientes com empresas.
A melhor forma de usar o Facebook para seu salão é com uma fan page que é a página de uma empresa no Facebook. Pra você entender, existem perfis que são as pessoas físicas e existem as fan pages que são as páginas das empresas.

A diferença é grande entre elas, com a fan page você não terá amigos, terá curtidas e seguidores, você poderá usar recursos mais avançados, saber quem são as pessoas que curtem sua página, onde moram e o  que gostam.

Poderá colocar links e informações da sua empresa, como localização, telefone e chat para tirar dúvidas.
Além disso poderá fazer o Facebook Ads que é uma ferramenta para criar anúncios no Facebook.

Eu tenho um artigo que ensina passo a passo como criar uma fan page neste link.

Dicas de conteúdo: você pode postar dicas por exemplo como cuidar da unha, cabelo e dicas em gerais além de  postar fotos do salão, o pessoal trabalhando, o dia a dia do salão… São várias maneiras de postar um conteúdo e você pode fazer isso tudo pelo celular!

Aqui você encontra um checklist com um plano de ação para começar a divulgar seu negócio no Facebook.

 

2. Instagram

Instagram é uma rede social voltada para fotos que também pode ser muito efetiva no marketing para salão de beleza. Para você ter ideia o Instagram já passou dos 200 milhões de usuários ativos! Por isso essa é uma forma bem interessante de você usar para o seu salão!

Por ser uma rede social de fotos, basicamente você instala o aplicativo no seu celular, tira fotos pelo celular e posta direto na rede social. Você pode usar isso de várias maneiras, por exemplo postar fotos do dia a dia do seu salão, fazendo algum cabelo ou  unha por exemplo.

Você pode também fazer uma montagem básica colocando o antes e depois das clientes e até promover algum tipo de promoção.

O Instagram possui efeitos para as fotos, são vários formatos para você usar e dar efeitos nas suas fotos!
filtros instagramO Instagram também possui anúncios,  escrevi um passo a passo que você pode ver neste link.

Você vai ficar abismada com as opções que você  tem ao anunciar no Instagram (assim como no Facebook)! A segmentação é incrivelmente detalhada, você pode anunciar só para sua cidade por exemplo, assim como no Facebook Ads.

Alias o Instagram é do Facebook e por isso usam a mesma ferramenta de anúncio.

 

3. Google Meu Negócio

Você já fez uma busca no Google e mostrou empresas próximas a você? Isso é gerenciado pelo Google Meu Negócio, uma ferramenta do Google que lista os negócios na busca.

Imagine quantas possíveis clientes sua estão buscando por salão de beleza no Google todo dia? E se você não está lá, sua concorrente está!

Aviso importante! O Google usa listas online para pegar informações de empresas locais e em alguns casos sua empresa já pode estar nessa busca, porém você pode e deve avisar o Google que é a proprietária.

Antes de mais nada, faça uma busca no Google por “salão de beleza” veja os resultados e se por a caso seu salão já está lá, veja o exemplo da imagem:

resultado Google para salão de beleza

Eu busquei salão de beleza e como eu moro em Itapema – SC o Google retornou esse resultado, que na maioria dos casos é por proximidade.

Certamente esses salões tem várias ligações diárias de clientes que acharam o salão nessa busca.

Se seu salão estiver lá você vai precisar confirmar que ele é seu, se não estiver vai precisar criar o cadastro da sua empresa.

Eu já tive uma empresa que colocava outras empresas no Google Meu Negócio, acredite, a maioria dos meus clientes tinham um retorno excepcional!

Faça o seu cadastro clicando neste link. Você vai precisar confirmar que a empresa é sua, geralmente o Google manda uma carta para seu endereço, é bem tranquilo.

Não deixe de por seu salão no Google, isso vai te ajudar muito!

4. Boca a boca

É claro, o bom e velho boca a boca ainda dá bons resultados também, mesmo em tempos de WhatsApp e Facebook. Inclusive essas formas que você está vendo são uma boa maneira de ampliar também o boca a boca, é claro!

Se uma cliente sua vê um post seu no Facebook ou no Instagram, ela pode marcar uma amiga para conhecer o salão ou você mesmo no final do post pode escrever “Marque sua amiga para ela ver essa publicação” por exemplo.

Ainda falando do boca a boca tradicional, você pode fazer pequenos eventos no seu salão, encontros com alguns comes e bebes para reunir as clientes e amigas delas. Além disso você pode fazer algum tipo de promoção que naquele dia algum dos seus serviços estarão com desconto.

Ou ainda, quem trouxer uma amiga que fizer algum dos serviços do salão ganha algum serviço na faixa!

Algo do tipo, indique e ganhe. Seja criativa!

5. E-mail

O e-mail pode ser uma forma bem interessante também. Quando alguém for fazer algum serviço do seu salão, pegue informações básicas como nome completo, data de aniversário e e-mail.

Você pode criar uma planilha num primeiro momento com todas as clientes e manter algum contato com elas por e-mail.

Você pode mandar e-mails em datas especiais com ações promocionais, por exemplo no dia da mulher, você pode enviar um e-mail para todas as clientes parabenizando e falando que de presente vai dar X por cento de desconto naquela semana.

Como você tem a data de aniversário, pode mandar e-mail no dia do aniversário da cliente, dando algo como presente, por exemplo fazer a unha. Você vai estar fidelizando suas clientes e ela vai lá pra fazer a unha, mas você pode é claro oferecer outros serviços para ela fazer no mesmo dia, cabelo, pés e outros serviços do seu salão, assim ela vai acabar gastando e fazendo várias coisas.

Num primeiro momento você pode usar seu próprio e-mail pessoal para fazer esses envios, se sua lista ficar grande você precisará usar algum software de envio de e-mails, mas isso é mais pra frente, por ora faça o básico que certamente já dará algum resultado.

 

Considerações finais: fazendo marketing para salão de beleza

Todas essas 5 formas são efetivas, ao fazer marketing para salão de beleza, a maioria delas consiste em você estar em contato com seu público de possíveis clientes e estar sempre criando conteúdo para as redes sociais.

Algumas dessas formas podem dar algum resultado em um prazo menor e outras em prazo maior mas você precisa ter em mente que um dos melhores caminhos é ter uma marca forte.

Criar algum tipo de conteúdo de maneira consistente trará bons resultados com maior frequência, ações pontuais trarão retornos pontuais, criar um conteúdo relevante e consistente trará resultados longos tornando o resultado mais positivo e mantendo seu salão sempre cheio!

Criar oportunidades também é um caminho que deve ser feito em paralelo, seja criativa, como falei faça encontros, bole eventos no seu salão, engaje suas clientes! Não espere elas baterem na sua porta!

Agora pegue algumas dessas dicas e bote a mão na massa!
Se você tiver qualquer dúvida deixe um comentário aqui abaixo que responderei prontamente!

 

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